domingo, 9 de março de 2014

Para uma filosofia da sexualidade

CAPITULO 8
Para uma filosofia da sexualidade

A sexualidade é um tema muito abordado  por Dan Brown mas sempre relacionado com o culto da deusa, apresentando assim uma visão muito limitada r discutível, que se sobrepõe ao verdadeiro sentido da sexualidade.

Comunidade de seres sexuados
Um homem e uma mulher que se casam ou assumem uma relação estável, vão constituir uma comunidade de vida e de amor. Seres complementares um para o outro querem juntar-se para, com o que haverá de bom e de mau, nas boas e nas más horas, criarem uma comunidade. Que terá de ser de vida, visto que são dois seres vivos que se juntam, e que teerá de ser de amor, pois que foi o amor que os aproximou um do outro.
Este amor que os uniu será a mola propulsora que levará o casal a resolver os seus problemas. O amor não é uma panaceia  e será uma grande força para vencer as dificuldades. Onde não há amor é difícil fazer uma caminhada pois não há vontade de caminhar. Este amor ocorre entre dois seres sexuados e complementares.
O que entendemos por sexualidade? Num  sentido geral é tudo aquilo que torna o homem diferente da mulher. Há um certo numero de características físicas, anatómicas, espirituais, maneira de ser, temperamento que permitem diferenciar o homem da mulher.
Confunde-se muitas vezes sexualidade com genitalidade.  A genitalidade é um aspecto particular da sexualidade, ligado à existência de órgãos genitais e sua actividade. Não podemos conceber uma genitalidade separada da sexualidade
Há um instinto que visa a continuidade da espécie, o instinto da reprodução. A  sua não realização  em toda uma espécie levaria à extinção da espécie. Para levar à reprodução a natureza introduziu o prazer no acto sexual de modo que seres de sexo diferente se atraiam mutuamente. É por esta razão que entre os animais a femea só cativa o macho na altura do cio.
É evidente que nos seres humanos não é assim. Para lá dos valores carnais há um espirito, uma alma. Este elemento veio introduzir na vida humana características que o animai não tem. Nos se res humanos o acto sexual é também um acto vde amor., um sinal do amor entre o homem e a mulher.

Comunidade de seres complementares

Outro aspecto importante é o tratar –se de uma comunidade entre dois seres complementares, diferentes,  que se completam sem discussão de superioridades. As suas características uma vez postas em comum, embora por vezes com alguns atritos,  resultam no enriquecimento um do outro. Resultando desta união uma maior riqueza. Por isso, o casamento pode ser considerado o desenvolvimento harmonioso de todas as potencialidades da sexualidade.
As características  essenciais do amor seriam a atracção que mantem o casal junto, o dom ao outro, o esforço para tornar  o outro feliz e a  reciprocidade que implica o fluxo do amor nos dois sentidos.

O gesto, a comunicação, o dialogo
Se há reciprocidade, vai-se criando um terreno comum, um terreno que não pertence nem a ele nem a ela, que pertence aos dois.
Este terreno de vida tem de se desenvolver mediante sinais e símbolos. Temos o dom do pensamento mas não de adivinhar o pensamento dos outros nem de o tornar transparente. Transmitimos o que pensamos por sinais. Se eu estiver calado, impassível  e inexpressivo ninguém saberá o que estou a pensar.  Para me exprimir tenho de falar, fazer gestos, ser expressivo.
E como o casal não é apenas espirito nem apenas corpo, nesta linguagem dos sinais não bastam as palavras. Há uma progressão de sinais sensíveis desde os beijos e ternura até  ao acto conjugal. . Todos são sinais de amor. È por isso que o acto conjugal fora de uma união estável cimentada pelo amore tem um valor muito reduzido. Realizado por um casal que se ama o seu significado é extraordinário porque é um sinal físico de o amor que os une e que os transcende.

Lugar do corpo em relação ao amor
Dum modo geral faz-se uma dissociação entre amor espiritual  e amor carnal. Durante muito  tempo considerava-se que falar do amor carnal em paralelo com o espiritual era misturar roupa suja com roupa limpa. Esta ideia é  completamente errada – trata-se de dois aspectos do mesmo  amor que se completam. Como não somos apenas espiritos, o nosso corpo também deve participar na comunidade  de vida e amor que é o casamento.
Platão e S. Agostinho, entre outros autores, tinham uma ideia muito  desfavorável sobre a parte carnal do casamento. S.Agostinho considerava o acto conjugal como um mal necessário justificável apenas quando tinha em vista a procriação, Todo o encontro carnal seria pelo menos origem de pecado venial e o ideal do casamento seria a continência total. Estas ideias enraizaram-se na Igreja. Só recentemente se reviu esta posição, dando ao acto sexual o seu verdadeiro significado.

A união dos corpos
Deus criando o homem e mulher de modo que o acto sexual fosse ao mesmo tempo origem de uma nova vida e fonte de prazer, certamente não se enganou. Como disse Clemente de Alexandria não devemos ter vergonha de falar naquilo que Deus não teve a vergonha de criar.
A própria Biblia nos diz que ao criar o homem e a mulher Deus lhes disse para crescerem e se multiplicarem  e viu que isto era muito bom (Gen I, 31) e quis que se tornassem numa só carne (XI. 24)
Pio XII acentuou bem estes factos dizendo que o Criador  querendo para a propagação das esapecie humana servir-se do homem e da mulher , unindo-os no casamento, estabeleceu que nessas funções os esposos sentissem um prazer e uma volipia do corpo e do espirito. Portanto, os esposos não fazem nada de mal procurando este prazer e,  gozando-o, aceitam o que o Criador lhes destinou.
Há quem ainda pense que o objectivo máximo do casamento é ter filhos. Quem afirma isso esquece-se que alem de ordenadas para a fecundidade as relações conjugais são acima de tudo destinadas a expandir e intensificar o  amor conjugal.


domingo, 2 de março de 2014

O Sagrado Feminino



CAPITULO 6
O Sagrado  Feminino

Dan Brown terá razão ao dizer que a mulher perdeu o seu lugar na civilização cristã?

A luta contra o papel da mulher

A decisão do Priorado de perpetuar o culto da deusa baseia-se na convicção de que homens poderosos pertencentes à primitiva igreja cristã enganaram o mundo propagando mentiras que desvalorizavam o feminino  e faziam pender o balanço para o lado masculino

O Priorado acredita que Constantino e os seus sucessores masculinos… montaram uma campanha de propaganda que demonizou o sagrado feminino obliterando para sempre a deusa da nova religião
Embora com uma argumentação falsa,, Dan Brown tem alguma razão na sua critica

A Inquisição
A inquisição católica publicara um livro que podia ser considerado sem exagero o texto mais ensopado em sangue da historia humana. Malleus malleficarum ou o martelo das bruxas alertava para o perigo das mulheres livre pensadoras e ensinava o clero a descobri-las, torturà-las e destrui-las. Pertenciam ao grupo das que a igreja considerava bruxas – todas as eruditas, sacerdotisas, ciganas misticasa, amantes da natureza, recolectoras de ervas e qualquer mulher “ suspeitosamente  sintonizada com mundo natural”. Tambem as parteiras eram mortas por usarem o seu conhecimento de medicina para aliviar as dores do parto, um sofrimento, afirmava a Igreja, que Deus muito justamente impusera às mulheres como castigo por Eva ter partilhado o Fruto do Conhecimento, dando assim origem ao pecado original. Durante trezentos anos de caça às bruxas, a Igreja queimara na fogueira uns estarrecedores cinco milhões de mulheres.
O numero apresentado por Dan Brown está francamente exagerado.
Calcula-se que terão sido condenadas por bruxaria 30 a 50.000 pessoas das quais 25% eram homens. A maior parte das condenações foram feitas por tribunais civis.
Num estudo de 2004, consultando os arquivos secretos do Vaticano que a Inquisição condenou à morte apenas 100 bruxas.
O livto Malleus malleficarum foi editado a titulo privado em 1486 nunca tendo sido utilizado pela Inquisição. Teve varias edições na Alemanha, país que nunca teve inquisição e em que muitos estados eram protestantes. Em
Em
Encontra-se uma tradução inglesa deste livro

Antes do seculo IX havia uma crença popular que cria que havia pessoas más, particularmente mulheres, que se dedicavam a matar pessoas por magia negra e feitiçaria. Esta crença recrudescia quando surgiam catástrofes como epidemias  mortais ou incêndios devastadores.
Embora tenha havido condenações em vários países   a maior parte foi feita na Alemanha

As mulheres e o cristianismo
As mulheres, outrora consideradas como a metade essencial da iluminação espiritual, tinham sido banidas dos templos de todo o mundo. Não havia mulheres que fossem rabis, padres ortodoxos ou católicos , ou clérigos islâmicos

Os factos
Aqui temos que dar razão a Dan Brown.
Embora não se possa dizer que no judaísmo havia igualdade entre homens e mulheres. Cristo tratou as mulheres como iguais.,Todavia nos textos dos apóstolos não se encontra qualquer referencia a mulheres, nomeadamente a mãe de Jesus e Maria Madalena

Os factos
A teologia cristã foi invadida por um certo platonismo que valorizava o espiritual em detrimento do carnal.
S.Agostinho, talvez como consequência do seu percurso espiritual, via no desejo sexual o simbolo do pecado original.
O gnosticismo, com o culto da deusa muito espalhado nos primeiros seculos, trouxe o receio totalmente infundado que santificar mulheres  poderia ser considerado o prolongamento do culto da deusa.
Por esta razão Maria foi considerada mãe de Deus e mais  tarde veio o dogma da Imaculada Conceição, retirando-lhe as características humanas, tendo-se passado o mesmo com Maria Madalena

Situação actual
Esta posição nunca afectou os crentes, pois estes sempre veneraram Maria e Maria Madalen
Outras santas que passaram a fazer parte da liturgia, enalteceram o papelda mulher na Igreja.
O melhor conhecimento da sexualidade e outras interpretações das escrituras  retirando a associação da mulher com o pecado original e acentuando o valor espiritual do dialogo dos corpos, colocou a mulher no lugar que lhe pertencia.
Todavia há ainda algum caminho a percorrer – a  afirmação de Dan Broww de que não há mulheres padres continua a ser verdadeira.


O culto da deusa



CAPITULO  5
O CULTO DA DEUSA

A  de Dan Brown  aderiu ao gnosticismo moderno que priveligia o culto de uma deusa. Procuraremos explicar aqui o gnosticismo e a sua relação com a deusa.

De uma deusa feminina a um deus masculino

A veneração à deusa vem do paleolítico. Encontraram-se figuras de Venus, nuas com partes genitais acentuadas datadas de cerca de 19.000 AC
Gravuras sobre pedra e esculturas mostram que na pré-historia se adorava uma deusa
A fertilidade das colheitas, dos animais e da espécie humana era misteriosa e atribuída a uma deusa. As deusas tinham uma contrapartida masculina que tinha um papel secundario. A maior parte das sociedades era de tipo matriarcal.

Abandono da deusa feminina
O poder da femea e a sua capacidade de produzir vida eram outrora muito sagrados, mas apresentavam uma ameaça à ascensão de uma igreja predominantemente masculina e por isso o sagrado feminino foi demonizado e tornado impuro. Foi o homem e não Deus que criou o conceito de pecado original em que Eva prova a maçã e provoca a queda da raça humana. A mulher, em tempos criadora da vida passou a ser inimiga.

Na Europa o fim da veneração das deusas acontecei alguns milhares de anos antes de Cristo quando os indo-europeus invadiram a Europa e trouxeram as crenças de deuses masculinos.
Como consequência começou o declínio do estatuto da mulher e as sociedades passaram progressivamente a patriarcais.
Yahvé surge como o primeiro  Deus sem contrapartida feminina.

Explicação de alguns gnosticistas
A gnosticisra moderna Elizabeth Gold Davis explica do seguinte modo estes factos históricos>
No começo a raça humana era composta só por mulheres. Não existia o sexo masculino e o cromossoma Y teve origem numa mutação do cromossoma X. Os primeiros varões foram murantes… representando uma degenerescência e deformação do feminino.
… Quando apareceram os homens já as mulheres tinham criado todos os actos importantes da civilização e continuaram a tere o controlo durante vá rios milénios. Os homens eram criados selectivamente para o prazer das mulheres e os que não conseguiam prestar os serviços requeridos eram expulsos para os desertos. Num dado momento o ressentimento dos homens pela forma como eram tratados explodiu de forma violenta. Nas zonas desérticas os indoeuropeus desenvolveram sistemas sociais patriarcais e começaram a impô-los pela força ao resto do mundo
E.G. Davis , citada por  prof J. Ulate Fero – A verdade sobre o Codigo Da Vinci

A deusa do gnosticismo
Conceito
A gnosticismo procura a aquisição da gnosis ou conhecimento interno não por via intelectual mas sim por via mística
Este conhecimento não é para todos mas está reservado para os iluminados, os  gnósticos.

Origem e desenvolvimento
O gnosticismo designa um sistema de crenças que floresceram no seculo II. Até ao seculo XX o conhecimento destas seitas vinham de textos condenatórios de autores cristãos.
Com a descoberta dos evangelhos gnósticos em Nag Hammadi foi possível ter um maior conhecimento desta doutrina.
O gnosticismo parece ter nascido da entrada de Ciro na Babilonia em 539AC. Do intercambio entre as duas religiões ficou a luta entre o bem e o mal, a existência de numerosos espíritos intermediários e o aporte da astrologia e da magia.
O gnosticismo está hoje em pleno crescimento. Em 1950 o duque de Palatine fundou a ordem do Pleroma. Nos anos 70 Hoeller criou a Igreja Gnostica. Em 1985 foi fundada no Texas a Igreja Gnostica Americana e mais tarde  Rosamond Miller criou  em Palo Alto a Ecclesia Gnostica Mysteriosum
Tambem se encontram gnósticos no Medio Oriente  como algumas ordens Sufi do Islão e os mandaeanos, vivendo no Iraque e no Irão.

Doutrina
O mundo foi criado por um deus mau ou demiurgo sem autorização do deus criador. O mundo está errado, torna-se uma prisão, pois que o demiurgo faz tudo para manter o homem na ignorância.
O deus mau seria um homem conhecido por Samael, deus cego ou Yalbaoth, significando nascido do caos.
No gnosticismo moderno, o deus bom é uma deusa chamada Sofia, que significa conhecimento.
Jesus é um emissário do deus bom, enviado à terra para transmitir o conhecimento secreto aos beleitos
Adão e Eva foram tirados do paraiso por a serpente lhes ter querido dar a saber o conhecimento

Etica
O gnosticismo opõe-se à ética como um sistema de regras. Este sistema foi criado pelo demiurgo para servir os seus  objectivos.
Se a moralidade provir de uma iluminação espiritual, esta será aceite pelo gnóstico

Os mandamentos  e regras gnósticas não conduzem à salvação. A moralidade está sujeita a modificações conforme o desenvolvimento espiritual e individual

Sofia
Representa o principio feminino supremo
No Holy Gnostic Rosaryencontra-se uma oração dirigida a Sofia, totalmente decalcada da Ave Maria:
Hail Sophia, full of light, the Christ is with thee,
blessed art thou among all the aeons, and blessed is the liberator
of thy light, Jesus. Holy Sophia, Mother of all gods, pray to
the Light for us thy children, now and in the hour of our death.
Amen

Read more:
http://www.meta-religion.com/Esoterism/Gnosticism/holy_gnostic_rosary.htm#.UwYcJTaGnIU#ixzz2tsMq5FG5

A sexualidade no culto da deusa
O outrora sagrado acto do Hieros Gamos –a união sexual do homem e da mulher através da qual ambos se tornavam sexualmente completos – passara a ser apresentado  como  uma coisa vergonhosa. Homens santos que noutros tempos precisavam da união sexual com os respectivos equivalentes femininos para comungar com Deus, temiam agora os seus impulsos sexuais normais, considerando-os obra do diabo de conluio com o seu cúmplice preferido, a mulher

Em termos fisiológicos o climax masculino eram acompanhado por uma fracção de segundo inteiramente vazia de pensamento. Um brevíssimo vácuo mental. Um  momento de clareza no qual era possível vislumbrar Deus. Os gurus da meditação atingiam estados similares de ausência de pensamento sem a ajuda do sexo e descreviam frequentemente o Nirvana como um interminável orgasmo espiritual
É importante ter presente que o modo como os Antigos encaravam o sexo era diametralmente oposto ao nosso. O sexo gerava nova vida…o milagre absoluto… e os milagres só podem ser realizados por um deus. A capacidade de a mulher produzir vida a partir do útero tornava-a sagrada. Um deus. A relação sexual era venerada como a união das duas metades do corpo humano,, masculino e feminino, através do qual o macho podia chegar à plenitude espiritual e comunhão com Deus
Notemos que esta ideologia diz que a relação sexual é um meio que permite ao homem atingir a plenitude espiritual, mas não fala da mulher.
Nalgumas religiões antigas havia rituais sexuais, simbolizando um casamento sagrado. É o caso do tantra dos hindus.
Há exemplos de associação  entre erotismo e a espiritualidade como a decoraçãocomo altares que simbolizam a ligação da vagina com o penis.
Estes rituais explicam-se pela ignorância total dos mecanismos da procriação -a descoberta dos espermatozóides foi  feita no seculo XVIII. Há tendência para venerar o que não se compreende particularmente um acto de consequências tão importantes, o que levou a uma certa divinização da sexualidade.
A ideia de chegar até Deus através de uma relação sexual nunca esteve patente nos rituais, podendo esta ideia ser considerada como um apelo à libe rtinagem.
Em 1993 na Reimaging conference com 2000 pessoas foi realizada uma cerimonia dominical em que as mulheres presentes recitaram:
Nossa doce Sofia, somos mulheres à tua imagem. Convidamos um amante e parimos um filhoi como um nrctar das nossas coxas. Com os nossos mornos fluidos corporais recordamos ao mundo os seus prazeres e sensações.

domingo, 23 de fevereiro de 2014

O concilio de Niceia



CAPITULO 4
Concilio de Niceia

Os textos do Concilio de Niceia terão sido escritos por  Constantino ou por ordem dele?

Constantino e o cristianismo

O Edito de Milão
Em 306   após a morte de seu pai, Constantino assumiu o trono associado a Licinio. Um dos seus primeiros actos   foi de tolerância para os cristãos, através do edito de Milão:
Nós, Constantino e Licinio,  reunidos em Milão para tratar de assuntos referentes ao interesse e segurança do Imperio pensámos que, entre outros assuntos que nos deveriam ocupar, nada seria mais útil a nossos povos que regular primeiro a maneira de honrar a Divindade. Resolvemos dar aos cristãos e a todos os outros, a liberdade de praticar a religião que preferirem
Em 324 Constantino derrotou Licinio
Em 930 fez Bizancio capital do Imperio e deu-lhe o nome de Constantinopla.
Constantino manifestou a sua benevolência para os cristãos  dando-lhes benefícios fiscais e reconhecendo a jurisdição dos bispos embora mantendo-os sobre controle.
Todavia, Constantino e sucessores mantiveram o titulo de  Pontifex maximus, considerando-se assim detentores de autoridade suprema sobre as religiões pagãs

Cristianismo, religiao do estado
Constantino era um excelente homem de negócios. Percebeu que o cristianismo estava em ascensao e limitou se a apostar no cavalo vencedor. Ainda hoje os historiadores ficam maravilhados como converteu os adoradores do sol ao cristianismo.
Constantino não transformou o cristianismo na religião do estado. Foi o imperador Teodosio que que impos o cristianismo como religiao do estado, quarenta anos  apos a  morte de Constantino.

Os antecedentes
A Biblia como hoje a conhecemos foi coligida por um pagão, o imperador romano Constantino o grande
Nessa altura havia uma grande divisão da Igreja a propósito das ideias de Ario.
O objectivo do Concilio era resolver na Igreja de Alexandria o desacordo entre o bispo[M1]  Alexandre e  o presbítero Ario.
Para Ario, Deus e Cristo eram pessoas diferentes pois a Divindade nao pode ter sido criada nem geradora. Cristo sereia assim um deus secundario, ocupando um lugar intermédio entre Deus e os homens
Esta doutrina, por se opor a Santissima Trindade dividiu os crentes incluindo os bispos. Para l]a dos seguidores de Ario havia uma corrente ortodoxa que advogava a repudia total e imediata da doutrina de Ario e uma corrente intermédia que tentava harmonizar as duas doutrinas considerando que o Filho era feito de uma substancia  da mesma natureza da do Pai
Querendo utilizar a Igreja como meio de união do Imperio e nao de divisão, Constantino convocou o concilio para procurar criar uma unidade
Durante esta fusão de religiões, Constantino, que precisava da força da nova religião crista, convocou a famosa reunião ecuménica conhecida como concilio de Niceia.

O Concilio
Nessa reunião foram discutidos e votados muitos aspectos do cristianismo:a data da Pascoa, o papel dos bispos, a administração dos sacramentos e, é claro,a divindade de Jesus

Até aquele momento da historia, Jesus tinha sido visto pelos seus seguidores como um profeta mortal…um grande homem, e poderoso, mas apesar de tudo um homem, um mortal.

O estabelecimento de Jesus como “ Filho de Deus” foi oficialmente proposto e vetado no Concilio de Niceia

O Concilio centrou-se fundamentalmente sobre as teses de Ario. As afirmações de Dan Brown são falsas e evidentemente não foram discutidas
O Concilio teve poucos progressos até que Hosius pr opôs a elaboração de um credo:Este credo tornou-se num credo anti-ariano pela introdução de frases como o Filho veio do Pai, apenas dele e a subdstancia é do Pai
Este texto foi aprovado, representando assim uma severa derrota das teses de Ario.
O credo continha ainda um anátema para os que o rejeitassem o que conduziria a implicações civis

Participantes na votação
… por uma votação bastante renhida por sinal
Segundo os relatos estiveram presentes entre 250 e 318 bispos. Cada bispo podia-se acompanhar de dois presbíteros e três diáconos, on que aumentaria elevar o numero de participantes para 1500.
A votação não teve nada de renhido pois teve  apenas dois votos contra.

Post- Concilio
Como consequência logica do Concilio, Constantino exilou Ario.
Aluns anos depois Ario idealizou uma nova maneira de interpretar a palavra consubstancial de acordo com o Concilio e pediu para ser readmitido, o que a Igreja recusou.
Ario recorreu ao imperador, que concordou, mas morreu antes de chegar bab Constantinopla
Constantino ao morrer em 337 fez-se batisar pela fé ariana.
Constancio II, filho de Constantino, era ariano e procurou impor a sua fé a todo o imperio

Concilio de Constantinopla
Foi convocado por Teodosio em 381 como continuação do concilio de  Niceiaa.
Graças a uma reflexão de Basilio, bispo de Cesareia, chegou-se a uma formula bque contempla bas divergências – uma só natureza( substancia) em três pessoas, formula que mantem simultaneamente a unicidade de Deus e a distinção entre Pai, Filho e Espirito Santo

Evangelhos canonicosne apocrifos



CAPITULO 3
EVANGELHOS CANONICOS E APOCRIFOS

Nas suas investidas anti-cristãs Dan Brown põe em duvida a autenticidade dos evangelhos considerando que foi Constantino que os mandou escrever para divinizar Jesus na realidade de ser humano e vai buscar textos dos evangelhos apócrifos para demonstrar o casamento de Cristo.
Há algum fundamento nas suas afirmações?


Evangelhos canónicos

Os evangelhos canónicos são citados desde o seculo I, portanto muito antes de Constantino 

         AUTOR            TEXTOS CITADOS     DATAS

Clemente                    Mt,Mc, Lc               95
Inacio                          Mt, Lc, Jo                115
Policarpo                    Mt, Mc, Lc               120
Fragmento de
Muratori                    4 Ev., actas                175
Ireneu                         4 Ev                            180
Tertuliano                   4 Ev                           220
Origenes                     4 Ev                          240

O primeiro grande historiador da Igreja, Eusebio(260-340) numa carta a Constantino distinguia três categorias de textos:
Reconhecidos universalmente – Quatro Evangelhos, Epistolas de Paulo, 1ª Epistola de João, lª epistola de Pedro, Apocalipse
Não reconhecidos pela maioria – Epistolas de Tiago e Judas, 2ª Epistola de Pedro, 2ª e 3ª Epistolas de João
Não canónicas – Actas de Paulo, Pastor de Hermes, Apocalipse de S.Pedro


Concilio de Roma

Em 382 o Concilio de Roma fez uma lista dos textos que constituem as Divinas Escrituras contendo o Antigo e Novo Testamento

Concilio de Cartago
Em 397 o Concilio de Cartago confirma as escolhas do Concilio de Roma e acrescenta o Apocalipse.
O Concilio considerou ainda que para lá destas escrituras canónicas mais nenhuma deverá ser lida na Igreja com o nome de Divinas Escrituras


O Documento Q e Jesus

Os documentos Sangreal contêm  dezenas de milhar de paginas. Testemunhas oculares do tesouro Sangreal dizem-nos que eram transportados em quatro baús. Pensa-se que nestes baús se encontram os documentos puristas…milhares de paginas de documentos anteriores a Constantinos, intocados, escritos pelos primeiros seguidores de Cristo que o reverenciam como mestre  e profeta inteiramente humano. Deste tesouro faria parte igualmente o documento Q…um documento cuja existência o Vaticano não parece acreditar .
Dan Brown

A existência deste documento Q vem de uma hipótese apresentada por Scheiermeier em 1832
Considerando que os Evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas têm numerosas correspondências, estye autor propõe que os três evangelistas teriam recorrido a uma fonte comum, a fonte Q (  die Quelle ).
Esta proposta foi considerada interessante por muitos biblistas mas nunca foram encontrados e desconhece-se qualquer referencia à sua existência. Alem disso, a existirem o
 seu conteúdo não corresponderia às afirmações de Dan Brown.

Leitura suplementar


Evangelhos apocrifos

Felizmente para os historiadores alguns dos evangelhos que Constantino mandou  erradicar conseguiram sobreviver. Os manuscritos  do Mar Morto foram encontrados nos anos 50 numa gruta escondida perto de Qmram, no deserto da Judeia Documentos coptas foram encontrados em Nag Hammadi em 1945. Alem de contarem a verdadeira historia do graal, estes documentos falam do ministério de Cristo em termos muito humanos. Claro  que o Vaticano fiel à sua tradição de desinformação fez tudo o que pôde para impedir a divulgação destes textos. E por que não  o fariam? Os manuscritos denunciam gritantes discrepâncias e mentiras históricas demonstrando claramente que a Biblia moderna foi compilada por indivíduos que tinham um objectivo politico: promover a divindade do homem Jesus Cristo e usar a influencia dele para reforçar a sua propria base de poder.

Manuscritos do Mar Morto

Trata-se  de documentos judaicos quase todos escritos antes de Cristo. Não falam de Cristo, Maria Madalena ou João Baptista


Documentos de Nag Hammadi ou Evangelhos gnósticos

Os papiros  estão escritos em copta, mas serão provavelmente tradução do grego.
Nestes documentos não se encontra qualquer referencia ao Grahal
Os textos completos destes documento encontram-se em:


Maria Madalena



CAPITULO 2
MARIA MADALENA

No Codigo da Vinci Maria Madalena torna-se a parte fundamental do romance.
Terá ela casado com Cristo e tido descendência ligada à dinastia merovíngia da qual Planchard seria um descendente?
Esta ideia não nasceu de Dan Brown, mas sim de Lincoln, Baigent e Leigh


Lincoln, Baigent e Leigh

Em 1969 o escritor de ficção cientifica Henry Lincoln leu Le tresor maudit escrito por De Seze, que o inspirou.
Disse ter descoberto mensagens codificadas falando da morte de Dagoberto II e do seu tesouro.
Fez dois documentos para a BBC sobre o mistério de Rennes-le- Chateau.
Associou-se com Baigen e Leigh e no seu primeiro livro Dossiers of Henri Lobineau consideram os dossiers verdadeiros No livro Santo sangue, santo graal  desenvolvem a ideia do casamento e descendência de Maria Madalena, tema retomado e ampliado por Dan Brown.
Lincoln, Baigent e Leigh processaram Dan Brown por plagio, mas perderam o processo.
Numa entrevista  dada em 3 de Fevereiro de 2005 ao Channel Four disse que o casamento de Maria Madalena era apenas uma hipótese:

Tony Robinson:
Do we have any evidence that there was a child?

Michael Baigent:
There's none whatsoever – that’s purely hypothesis on our part – but I think it's a plausible hypothesis - that the Holy Grail is the bloodline of David – and if Jesus and Mary Magdalene had been married and she was pregnant with this child – "yes, she would have carried the Grail to France" – and I think this is the way that we need to look at this material – Is it true? I don't know – Is it plausible? Yes.

Tony Robinson:
So the inspiration for 'The Da Vinci Code' and a whole Canon of secret Grail Hunts is no more than a Big Guess...



Quem era Maria Madalena?

Na Biblia o nome Maria Madalena não corresponde a uma personagem única
No Evangelho aparecem em citações diferentes Maria de Magdala, Maria de Betania e a pecadora:

Entre elas estava Maria Madalena
Mt 27,55
Maria de Magdala e o outro foram visitar o sepulcro
Mt 28,1
Entre elas Maria de Magdala, Maria, mãe de Tiago e Jose
Mc 15,40
Maria, chamada Madalena,da qual tinham saído sete demónios
Lc 8,2
E uma mulher chamada Marta recebeu-o em sua casa. Tinha uma irmã chamada Maria
Lc 11, 38

Para lá Maria de Magdala e Maria Madalena surge ainda a pecadora a que a tradição atribuiu o nome de Maria Madalena,
No movimento filosófico e religioso que teve grande desenvolvimento os padres da Igreja mantiveram a distinção entre as três mulheres
Desde o inicio do seculo III a tradição aglutinou estas três personagens na pecadora.
Em 1516 Luisa de Saboia, mãe de Francisco I, pediu a François de Moulin de Rochefort para escrever um livro sobre  Maria Madalena. Este, atendendo à dificuldade de saber quantas personagens se tratava, pediu apoio ao seu mestre Jacques Lefevre d’Etaples que após um estudo profundo apoiado por Origenes, Crisostomo, Jeronimo e Ambrosio concluiu contra a corrente conservadora da época. A polemica instalou-se tendo sido chamado a intervir o papa Gregorio I que declarou estas três Marias  eram a mesma mulher.


Os evangelhos apócrifos gnósticos e o casamento de Jesus

Os evangelhos apócrifos são textos que não pertencem aos canónicos ou seja aos evangelhos aprovados pela Igreja e reunidos na Biblia

Definição de gnose

É um movimento filosófico e religioso que teve grande desenvolvimento nos primeiros seculos.
Propõe o  dualismo entre um Deus bom e um Deus mau ou demiurgo. O Deus mau criuo o mundo físico e a aprisionou a alma no corpo. A salvação não seria para todos mas apenas para os iniciados.

O Evangelho de Filipe e o casamento de Jesus

Maria Madalena estava gravida na altura da crucifixão. Para garantir a segurança do filho de Cristo ainda não nascido, não teve outro remedio senão fugir da Terra Santa. Com a ajuda do  tio de Jesus, Jose de Arimateia, chegou a França, nessa altura conhecida por Galia, onde encontrou refugio seguro entre a comunidade judaica. Foi aqui, em França, que deu à luz uma filha, que se chamou Sara.
Dan Brown

Dos evangelhos apócrifos só o de Filipe menciona Maria de Magdala como companheira de Jesus. A passagem mais importante é citada por Dan Brown:

E a companheira do Senhor é Maria Madalena. Cristo amava-a mais que a todos os discípulos e costumava beijà-la muitas vezes na boca. Os outros discipulos sentiam-se ofendidos  e por isso expressando a sua indignação perguntavam-lhr “ Por que é que a amas mais do que a todos nós?”

Embora Dan Brown considere que sim,  este texto não prova que Maria Madalena seja a mulher de Jesus.

O significado da palavra companheiro

Como qualquer estudioso do aramaico lhe dirá, a palavra companheiro naquele tempo significava literalmente esposa
Dan Brown

O evangelho de Filipe está escrito em copta e não em aramaico.
Em grego companheiro significa apenas companheiro. Por exemplo S.Paulo fala no companheiro de Filomenon.
Em aramaico não há nenhuma palavra que signifique simultaneamente companheiro e esposa.
Para os gnósticos, que desprezavam a sexualidade, as relações homem-mulher só poderiam ser compreendidas como companheirismo para a preparação da salvação. Companheira seria sinonimo de colaboradora

Jesus beijou Maria Madalena na boca?

O original de Filipe estava muito maltratado, faltando muitas palavras
Neste caso concreto, no original estava escriton beijando-a em ….  tendo sido a palavra boca acrescentada pelos estudiosos para preencher o espaço que faltava.

Significado da palavra beijo

O objectivo deste evangelho é transmitir um conhecimento esotérico através de palavras e metáforas místicas.
É uma iniciação sobre as núpcias espirituaisbentre Deus be a alma humana. Estas núpcias realizam-se pelo sopro ou pneuma que comunica Cristo aos seus discípulos.
Em muitas passagens deste evangelho abraço e beijo são palavras usadas como a transmissão do sopro ao iniciado. Em hebreu beijo significa respirar em conjunto
Este evangelho,como todos os evangelhos gnósticos, defende um casamento sem sexualidade.


Maria Madalena em França

A estadia de Maria Madalena em França tem alguns fundamentos, embora não esteja provada.

Raban, bispo de Maiença (morto em 856) na Vie de Marie Madeleine et de sainte Marte  cita descrições do seculo V falando da estadia de Madalena em Saint Maximin
Diz que após a ressurreição de Jesus Maria  e outros discípulos foram expulos da Terra Santa. Teria fugido num barco sem vela nem leme tendo atravessado miraculosamente o Mediterraneo e naufragado num local perto de Arles, hoje chamado Saintes Marie de la mer
Após ter pregado em Marselha, isolou-se numa gruta natural que ainda hoje tem o seu nome e  é um local de peregrinação.
É difícil explicar esta tradição, pois não é suportada por qualquer documento que prove estes acontecimentos


Será logico aceitar o casamento de Cristo?

É difícil responder a esta questão porque implica interrogar os desígnios de Deus.
Deus não é homem e por isso não podemos entender  a sua logica. Para  nós o mistério da  Santissima Trindade é incompreensível e impenetrável
Cristo veio ao mundo para sofrer com os homens e pregar uma mensagem de salvação que acabaria com a morte na cruz. Tratava-se de uma missão temporal que acabaria com a sua morte.
Com estes objectivos faria sentido casar? Acho que não. Cristo era simultaneamente homem e Deus. Não estaria inclinado para o amor humano  por não ser apenas homem. Não faz sentido procurar o prazer carnal pois é uma característica apenas humana.,
E ter filhos? Como entender ter filhos  que  seriam filhos de Deus sem qualquer missão  a cumprir?
Se entendêssemos que Cristo era um ser humano divinizado por Constantino ou um deus secundario, como pretendem os gnósticos, poderia ser possível
Para responder a esta pergunta, seria necessário responder a outra – quem foi Cristo? Teria sido um ser humano, um profeta, ou filho de Deus? Só a fé poderá responder integralmente a esta questão.
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                           

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   

.